Vinhos: Dicas de como harmonizar o cardápio com o vinho tinto, branco e do Porto

Vinhos: Dicas de como harmonizar o cardápio com o vinho tinto, branco e do Porto

Saborear uma boa taça de vinho proporciona momentos de prazer e relaxamento. Os vinhos são responsáveis por reunir as pessoas para um bom jantar, horas de conversas e pode ser consumidos sozinhos ou com cardápios minuciosamente elaborados para gerar um dos fatores mais importantes da relação entre a bebida e o alimento: a harmonização.

Quando se fala em harmonização, entende-se que não há uma regra rígida a respeito, e sim sugestões de combinações já testadas e que garantem escolhas mais assertivas.

Vinho Tinto

O vinho tinto é um dos mais consumidos por quem ama a bebida, e que combina com diferentes tipos de cardápios. O importante ao se escolher um dos  vinhos dessa categoria é se atentar à idade que ele tem no ato da compra. É essa idade que determina algumas combinações.

  • Vinhos tintos jovens e leves: combinam com bacalhau, salmão, peru, massas com molhos brancos, ricotas, entre outros.
  • Vinhos tintos maduros de médios corpos aos robustos: são perfeitos para carnes brancas grelhadas, carnes vermelhas, ambas com molhos fortes, além das massas com molhos vermelhos e queijos com os gorgonzolas, Danablue, Pecorino, etc.

Vinho Branco

O vinho branco é ideal para consumir em dias mais quentes por ter refrescância e leveza que agrada ao paladar. Pode ser uma ótima opção para consumir com aperitivos, sobremesas. Junto ao prato principal, ele harmoniza muito bem com pratos em que se destacam as carnes brancas, frutos do mar e queijos. É necessário também se atentar às características.

  • Vinho branco seco jovem: Carnes brancas grelhadas e acompanhadas de molhos leves combinam com uma taça de vinho branco seco.
  • Vinho branco maduro: Frutos do mar com molhos fortes, bacalhaus e anchovas são perfeitos com esse tipo de vinho.
  • Vinho branco doce: Esse tipo de vinho é para paladares altamente exigentes, bem como os pratos que são consumidos com ele. Foie Gras é um exemplo, bem como a harmonização com queijos Roquefort, Stilton, entre outros.

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é muito apreciado por sua doçura que varia do muito doce ao extrasseco. Ele vem de Portugal, região de Douro, às mesas para oferecer um sabor único e marcante. Com grande variedade de vinhos do Porto, há um acervo de opções de harmonizações.

  • Vinho do Porto Branco: O consumo de canapés fica muito mais saboroso quando é harmonizado com um Vinho do Porto Branco.
  • Porto Colheita: Para quem não quer errar a combinação do vinho com sobremesas típicas de Portugal, como os famosos pastéis de Belém, o Colheita é o mais indicado.
  • Vinho do Porto LBV: O consumo do Late Bottled Vintage (LBV) tem crescido entre os apreciadores de um bom vinho. Ele combina com queijos fortes e chocolates que não sejam amargos.

O Empório Begoti oferece uma comodidade aos seus clientes, o Go Wine, um clube exclusivo de vinhos e espumantes selecionados pelos melhores especialistas. Há planos acessíveis e que garantem a apreciação dos melhores rótulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 2 =