Castas de uvas são importantes para um vinho de qualidade

Castas de uvas são importantes para um vinho de qualidade

Há inúmeras videiras ao redor do mundo que consagram os mais famosos e apreciados vinhos. Neste artigo, há informações sobre três castas de uvas das mais conhecidas. A fabricação do vinho passa por uma série de cuidados que começa no plantio e segue até o engarrafamento. É necessário compreender que as uvas utilizadas para consumo às mesas recebem tratamentos diferentes das que são direcionadas para a produção de vinhos.  O tipo de solo, o clima da região do plantio, bem como o teor de açúcar e acidez determina qual bebida será entregue ao cliente. Todos esses fatores são cruciais para a escolha dos melhores rótulos de vinho.

Cabernet Sauvignon

Bordeaux (França) é o país de origem de uma das castas de uvas mais conhecida em todo mundo, a Cabernet Sauvignon. A idade do vinho produzido por ela garante sabores distintos. Quando consumido ainda jovem garante um aroma frutado e concentrado. Já quando atinge o seu envelhecimento seu aroma muito apreciado fica mais amadeirado e terroso.

O Cabernet Sauvignon é de fácil harmonização e ainda versátil, pois combina com aperitivos (como castanhas, provolone), carnes mais robustas (de cordeiro, vitela) e com receitas que predominam o hortelã, alecrim, entre outros temperos.

Castas de uvas Merlot

A origem das castas de uvas nomeadas de Merlot é direcionada também à Bordeaux (França) devido ao registro mais antigo que se tem conhecimento datado em 1784. É um tipo de vinho que abrange a mescla com outros, inclusive com o Cabernet. Suas uvas são com cores marcantes preto-azuladas.

A produção de Merlot precisa de uma atenção redobrada, pois há necessidade de ter cuidados específicos para oferecer um excelente vinho, e não de baixa qualidade. Ela pode ser reproduzida em muitos países, e é exatamente a localização que definirá seu sabor. Em climas quentes, os vinhos são mais frutados. Já em climas frios, os vinhos têm mais presença de taninos.

As castas de vinhos Merlot harmonizam com carnes de frango, pato, queijo brie, feijão branco etc.

Tempranillo

As castas de uvas de Tempranillo garantem a inserção da Espanha no seleto grupo de países que consegue produzir vinhos de alta qualidade e com sabores únicos. Tempranillo é vermelho rubi, amadurece precocemente, mas com excelenteresistência à oxidação. Suas notas são de morango, amora, cereja, além de algumas variações de baunilha, menta, chocolate, entre outras.

A harmonização fica perfeita com carne de porco, Paella e pratos com a presença de especiarias e pimentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 15 =